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Dicas de como colocar preço nos trabalhos artesanais

Como calcular o preço de venda de seu trabalho artesanal?
Alguns pontos que se devem ser levados em conta no momento de colocar preço no seu artesanato









Mercado
Um ponto básico na hora de colocar preço em qualquer produto é, o preço praticado pelo mercado, ou seja, os preços praticados pela concorrência. Isto determina o preço máximo que o consumidor esta disposto a pagar pelo produto que estou colocando a venda.
Estes valores, normalmente são obtidos atravès de uma planilha de custos que além de mostrar todos os gastos para se produzir um produto ou prestar um serviço, servem para identificar pontos falhos na produção, comercialização e entrega ou distribuição. Infelizmente elaborar planilha de custos não é uma pratica muito usada por artesãos e até mesmo por pequenos e micro emprendedores o que tem levado muitos ao insucesso.

Público-alvo
Saber qual é o seu público-alvo é um ponto importante de seus esforços de venda, porque não importa o que você produza, se não for direcionado com preço justo e competitivo à pessoa certa.
Alguns detalhes sobre quem é o seu cliente podem lhe dar pistas do quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto artesanal.
Descreva o seu cliente.
Qual é a faixa etária, sexo, tamanho da família, renda e área geográfica. Quais são seus padrões de gastos. O que influencia seus comportamentos de compra, etc.

Agregando valor
Mesmo que o seu publico seja de baixo poder aquisitivo, contróle, mas não elimine os custos com embalagens, cartões de agradecimento, etc.
Se tem um poder aquisitivo maior, não deixe de investir nestes itens, agregando valor ao seu produto e não decepcionando este tipo de cliente, que espera, e esta disposta a pagar por isto.
Estes itens podem até ser adquiridos junto a outros artesãos, ou melhor ainda, através de parceirias com outros artesãos.

A concorrência
Quem são os seus concorrentes? Quais são seus pontos fortes e fracos?
Identifique as diferenças entre suas ofertas de produtos e as deles. Qual é sua estrutura de preço?
Busque boas fontes de informação sobre a concorrência. Visite feiras, sites, lojas da concorrência, etc. Informação é sempre a chave para uma maior vantagem competitiva.

Realidade local

É preciso levar em conta a realidade local. Você provalvemente terá dificuldade em vender, se o seu preço estiver acima dos preço praticados pelos seus competidores. Procure conciliar preço justo com competividade. Pois nem sempre um preço mais baixo quer dizer desvalorização da mão de obra, e pode sim, estar indicando fatores como capacidades e competencias em gerenciar seus custos e ou produzir em menos tempo com a mesma qualidade. Você pode por exemplo: estar gastando mais tempo para fazer a mesma coisa que o seu concorrente ou pagando mais caro pela mesma materia prima.

Antes de produzir, você deve verificar:

  1. Posso fazer tudo sozinho(a)?
  2. Quem é seu publico alvo, ou seja, você quer vender pra quem?.
  3. Eu tenho acesso a este publico?
  4. O quanto ele pode estar disposto a pagar pelo seu produto?
  5. Quais são os seus gastos mensais com a produção.
  6. Qual o tempo dispensado na mão-de-obra.
  7. Tenho jeito para vender?
  8. Onde vender?


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